quarta-feira, 5 de novembro de 2008

YES WE CAN!!! November 4th 2008

The first Afro-American president was elected and i was there!!!

4 de Novembro de 2008 era sem dúvida o dia mais aguardado por todo o mundo, o dia em que sesaberia quem seria o novo presidente dos US, e onde história seria feita, independetemente de quem ganhasse.

Na minha pequena vila não se sentiu muito o ambiente de eleições, mas de acordo com as noticias e conversas com colegas americanos, às 6 da manhã já haviam filas enormes junto aos locais de voto!! A vontade de mudança era grande mesmo.

O dia correu calmamente entre conversa e trabalho mas tudo calmo. No final do dia decidi rumar a NY para ver os resultados das eleiçoes e sentir a vibração dos americanos com tudo isto.
Quando cheguei a Times Square, o ambiente estava ao rubro, com os ecrãs a passarem os resultados, reporters de vários países marcavam presença, a CNN colocou um ecrã gigante e oferecia pipocas a quem ali estivesse, a ABC tinha camaras por toda a times square.
Foi fantástico sentir aquele ambiente, tudo com máquinas fotográficas na mão e a vibrar consoante o anúncio dos resultados.







Andando um pouco por NY fui para a 6av onde me deparei com os estudios da FoxNews e o respectivo acompanhamento das eleições na rua, em directo com os três comentadores presentes. Muito giro mesmo!!





Não estando satisfeita fui até ao Rockfeller Center e aí sim também estava tudo bem animado e a acompanhar todos os momentos decisivos!! Na pista de gelo estava um mapa dos US onde iam sendo colocadas as cores dos partidos que venciam em cada estado, as bandeira que rodeiam aquela zona foram substituídas por bandeiras dos US, e com o toque final das luzes, estava um ambiente espectacular.
No Rockfeller center foram colocadas duas tiras que iam subindo consoante o número de votos que cada candidato ia recebendo. Quando a tira azul, Obama subia, era o delírio.






Fiquei-me por ali na conversa com uma americana muito simpática, até que por volta das 11 da noite a fita do Obama atingiu e ultrapassou os 270 votos, os necessários para vencer! Estava ganho! We made it gritavam, Viva OBAMA!!! Foi a loucura


No regresso para apanhar o autocarro passei novamente por Times Square que agora sim estava cheia de gente e ao rubro!!! A euforia era total!!! No meio da multidão ainda vi uns reporters portugueses!

FOi uma noite em cheio mesmo e daqui a uns anos quando este acontecimento vier nos livros de história eu posso dizer.. I WAS THERE!!! Ficam as fotos.. enjoy











Sem comentários: