quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Halloween - noite das bruxas (part I)

Um pouco de história:
Alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra hallowinas - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia).
O Halloween marca o fim oficial do verão e o início do ano-novo. Celebra também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o início do período de retorno dos rebanhos do pasto e a renovação de suas leis. Era uma festa com vários nomes: Samhain (fim de verão), Samhein, La Samon, ou ainda, Festa do Sol. Mas o que ficou mesmo foi o escocês Hallowe'en.

O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava e passa ser conhecido como o Dia das Bruxas.

Simbolos do Halloween:
a expressão " Trick-or-treat"; as abóboras - símbolo da fertilidade e sabedoria;
a vela: indica os caminhos para os espíritos do outro plano astral.
a vassoura: simboliza o poder feminino que pode efetuar a limpeza da eletricidade negativa
a aranha - simboliza o destino e o fio que tecem suas teias, o meio, o suporte para seguir em frente.
gato preto - símbolo da capacidade de meditação e recolhimento espiritual, autoconfiança, independência e liberdade.

Cores:
Laranja - cor da vitalidade e da energia que gera força.
Preto - cor sacerdotal das vestes de muitos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes em geral. Cor do mestre.
Roxo - cor da magia ritualística.

Algumas coisas já sabiam outras não mas nunca é de mais aprender, afinal a abóbora é isso mesmo um simbolo de sabedoria! Grandes abóboras que vocês me sairam!
Como mencionei acima desde 1840 que se celebras o Halloween nos US e posso dizer que pelo menos este ano se vai festejar em grande, mesmo com a crise!
DEsde há um mês e tal que as pessoas vem enfeitando as casas com abóboras, fantasmas teias de aranha, insufláveis nos quintais com bruxas caldeirões e tudo mais.
No sábado passado faziam fila à porta de uma loja em NY, loja essa com trajes e coisas alusivas ao Halloween! Isto só os americanos mesmo! Os supermercados estão cheios de "Halloween" , existem postais para dedicar-mos bom halloween uns aos outros! Não é fantástico.. este apelo ao consumismo mesmo ao jeito americano..

Divirtam-se e cuidado com elas e eles.. as bruxas e os fantasmas!!!






1 comentário:

g. disse...

Vais-te mascarar de quê Anita?